A exposição ao ruído é um dos grandes problemas de saúde ocupacional e ambiental na atualidade, por isso, é fundamental entender o impacto ambiental de ruídos.
Todo tipo de ruído com intensidade de pressão sonora acima de níveis estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é considerado poluição ambiental, pois traz impactos à saúde e ao bem-estar das pessoas.
Para se adequar aos critérios estabelecidos pelos órgãos reguladores, todos os empreendimentos precisam apresentar estudos de impacto ambiental de ruídos, bem como as medidas para minimizar os efeitos desse problema.
Neste texto, trazemos um pouco mais de informações sobre o tema. Acompanhe!
No universo corporativo, a exposição prolongada a níveis altos de ruído pode provocar a perda da audição, além de representar uma ameaça nos ambientes de trabalho, visto que o risco de acidentes se torna maior.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite de conforto auditivo é de até 50 decibéis. Acima disso, o organismo já começa a sentir desconforto e os impactos do ruído, apresentando sintomas como: redução de concentração; alteração no funcionamento do organismo, como aumento na produção de hormônios e no colesterol; estresse degenerativo e abalos na saúde mental.
Os níveis máximos de ruído permitidos variam conforme as áreas onde estão instalados os empreendimentos e de acordo com os horários do dia. Para verificar se a intensidade sonora está dentro dos níveis aceitáveis ou seguros, é preciso utilizar equipamentos específicos, os decibelímetros, que devem ser regularmente aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia – INMETRO.
No processo de licenciamento, tanto para empreendimentos existentes como para os novos que serão implantados, pode ser exigida a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que são documentos técnicos multidisciplinares com uma ampla e completa avaliação dos impactos ambientais e das medidas mitigadoras correspondentes. Dentro dessa avaliação, submetida ao órgão competente de licenciamento, inclui-se o estudo de impacto ambiental de ruídos e seu respectivo plano de monitoramento.
Dentre os principais benefícios de contar com os estudos de impacto ambiental de ruídos, podemos citar:
O trabalho realizado pelos profissionais altamente qualificados da Destra Ambiental, voltado para os estudos de impacto ambiental de ruídos, não se limita a elaboração dos documentos exigidos pela legislação. A proposta também prevê um planejamento estratégico de viabilidade da obra, atenta para cumprir os prazos pretendidos, com a indicação de medidas mitigadoras destinadas a reduzir os níveis de ruído emitidos.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Comentário
Nome *
E-mail *
Site
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.