A importância da avaliação da dispersão de gases pela indústria

Saiba porque sua empresa ou instituição precisa investir na avaliação dos impactos ambientais causados pela emissão ou dispersão de gases na atmosfera

A busca por uma vida mais saudável tem levantado importantes debates a respeito da atuação socioambiental por parte das empresas, indústrias e órgãos públicos. A qualidade do ar está diretamente relacionada ao tema, pois impacta o meio ambiente, a qualidade de vida e a saúde da população.

O crescente número de fontes emissoras de poluentes, provenientes da urbanização e industrialização dos grandes centros populacionais, estabeleceu a exigência de medidas corretivas e preventivas sobre a emissão de efluentes na atmosfera. Diante desse cenário, os empreendedores e órgãos públicos precisam agir no sentido de evitar e controlar esse problema, minimizando os impactos gerados por suas atividades.

Neste texto, trazemos um pouco mais de informações sobre o assunto, abordando os processos de avaliação da dispersão de gases e efluentes na atmosfera e os benefícios que as empresas podem obter ao realizar esse tipo de investimento. Acompanhe!

Os efluentes gasosos e suas fontes

A atmosfera é constituída por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. Associados a eles, encontramos também a suspensão de certos poluentes.

As principais fontes desses poluentes são dos tipos: pontual, como as chaminés; linha, como veículos em movimento (automóvel, motocicleta, trem, avião); ou área, como uma parcela de superfície (ocupada, por exemplo, por um aterro sanitário).

Para que o meio ambiente não entre em colapso pela enorme concentração desses efluentes nocivos na atmosfera, medidas reguladoras foram estabelecidas pelo governo, visando a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população.

Como é feita a avaliação da dispersão de gases e efluentes gasosos na atmosfera?

A modelagem matemática é uma das mais efetivas metodologias usadas para esse tipo de avaliação, pois permite a elaboração de um diagnóstico sem que haja a ocorrência de um evento real, possibilitando a análise de diversos cenários hipotéticos ou que possam ocorrer no futuro.

As ferramentas utilizadas nesse método baseiam-se no algoritmo sugerido pela EPA (Environmental Protection Agency USA), que prevê o estudo (a avaliação) dos campos e valores de concentração dos efluentes, considerando as características físicas locais e de emissão da fonte.

O processo analisa as configurações do local, como: relevo, cobertura vegetal, construções, feições superficiais (como interfaces solo/espelhos de água), além de aspectos meteorológicos presentes, como: direção e intensidade do vento, insolação, temperatura, precipitação pluviométrica e nebulosidade, que definem a condição de estabilidade da atmosfera.

Como são apresentados os resultados desse estudo?

Por meio de cartas geolocalizadas superpostas, obtidas pela modelagem e também com satélites ambientais. São apresentados dados de topografia e cobertura superficial (solo nu, vegetação, lâminas de água, áreas urbanas, entre outras), localização da fonte de emissão, localidades de interesse e campos de concentração do efluente gasoso.

Quais são os benefícios do estudo para o empresário ou órgão público?

A principal vantagem de investir nesse tipo de avaliação é o de identificar as alterações ambientais causadas pela emissão de efluentes na atmosfera decorrentes da urbanização, das obras e dos processos industriais, permitindo delinear as possíveis ações para a minimização dos impactos de suas atividades.

Assim, haverá uma adequação da atividade aos padrões socioambientais existentes, contribuindo com a melhoria da saúde da população e do meio ambiente, fortalecendo, deste modo, uma imagem institucional positiva junto à sociedade.

Além disso, é possível também:

  • avaliar os níveis de concentração de poluentes com base nos padrões legais;
  • determinar o nível de exposição da população e da área afetada aos poluentes;
  • monitorar a qualidade do ar na região;
  • avaliar a eficiência dos sistemas de controle ou de tratamento dos poluentes gasosos;
  • avaliar a possibilidade de melhorias internas visando maior performance;
  • avaliar a possibilidade de substituição de matéria-prima e de reagentes.

Conheça a Destra Ambiental

A Destra Ambiental é pioneira nos estudos de dispersão de efluentes gasosos na atmosfera. Nosso objetivo é fortalecer as aplicações tecnológicas para embasar planos preventivos e medidas mitigadoras de forma a eliminar e/ou diminuir prováveis falhas ou pontos de riscos, proporcionando ao empreendedor uma atuação responsável perante a sociedade e aos órgãos ambientais.

Consulte-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *