A Sustentabilidade Real em um Mundo Globalizado

Conheça mais sobre o real sentido da palavra sustentabilidade e saiba a importância de se tornar uma empresa sustentável

Muito em pauta nos noticiários, o conceito da sustentabilidade tem movimentado a sociedade e já faz parte da vida de muitas pessoas que prezam por iniciativas, produtos e serviços alinhados à preservação do meio ambiente.

O entendimento do termo, apesar de atual, é ainda muito superficial e subjetivo, dando margem a interpretações inverídicas sobre o assunto.  Preocupados com essa questão que afeta diretamente nossa atuação profissional, resolvemos trazer para você, leitor, um pouco mais sobre o universo sustentável. Acompanhe!

Mas, afinal, o que é sustentabilidade?

O estudo ambiental é baseado em três aspectos: físico, como recursos hídricos, geologia, relevo, clima; biótico, que engloba a fauna e a flora; antrópico, como questões relacionadas ao uso e ocupação do solo, estruturas urbanas, entre outros.

Diante disso, o conceito da sustentabilidade precisa prever o equilíbrio entre tais áreas, afinal, não adianta um empreendimento muito alinhado com a correta destinação dos resíduos decorrente de seu processo de produção que não apoia e incentiva o desenvolvimento educacional da comunidade de seu entorno.

A globalização e o meio ambiente

Com o advento de uma sociedade mundialmente integrada, graças a abertura de mercados e ao desenvolvimento comunicacional, o uso de recursos naturais para o abastecimento da sociedade moderna e consumista elevou-se em larga escala.

A busca por crescimento econômico deixou as questões ambientais e sociais à margem da preocupação das grandes empresas e o planeta começou a dar sinais de esgotamento apresentados por problemas graves como o efeito estufa, a degradação de áreas verdes, a poluição do solo, das águas e do ar.

A pressão popular fez então que as empresas começassem a melhorar seus processos de produção e, a partir de então, a questão ambiental tornou-se um importante ícone no processo decisório das corporações, possibilitando melhores resultados econômicos para aquelas que disputam mercados internacionais. Surge, então, um novo entendimento: como ser sustentável em um mundo globalizado?

As empresas sustentáveis

Diante do cenário exposto, podemos inferir que, para um negócio ser considerado sustentável, é necessário que haja respeito aos aspectos físico, biótico e antrópico e, para isso ter efetividade, é preciso estudo e tecnologia.

O estudo detalhado do empreendimento e/ou projeto precisa prever todos os impactos gerados a partir do desenvolvimento industrial com a futura implementação de ações necessárias para essa adaptação. A partir desse conhecimento, é possível desenvolver ou adaptar as tecnologias para serem usadas a favor de um crescimento sustentável.

A empresa sustentável precisa ter ciência de que deve causar o menor impacto possível no meio onde está inserida, considerando a saúde e qualidade de vida das pessoas e ambientes de seu entorno.

Conheça a Destra Ambiental

Há mais de 13 anos no mercado e com expertise na área ambiental há quase meio século, a Destra Ambiental é uma empresa que atua no desenvolvimento e implementação de estudos, projetos e tecnologias que permitem a execução de empreendimentos fundamentados nos princípios do desenvolvimento sustentável.

Consulte-nos!

11 3463-5163

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *