Saiba como a tecnologia de imagens permite o planejamento e o desenvolvimento de negócios, por meio da análise ambiental de empreendimentos tornando-os sustentáveis.
Diversos setores da indústria e da agricultura necessitam monitorar suas áreas geográficas para ter mais assertividade nos resultados de seus negócios. O sensoriamento remoto por imagens apresenta-se como uma das soluções mais efetivas para o levantamento de dados de recursos naturais e para o monitoramento de parâmetros ambientais.
As diversas tecnologias existentes para o monitoramento de grandes extensões, permitem que as empresas tenham embasamento para planejar suas ações estratégicas. Desta forma, é possível minimizar o impacto de suas atividades no meio ambiente.
A seguir, explicaremos um pouco mais sobre o sensoriamento, as possibilidades de uso e as vantagens de investir nesse tipo de estudo. Acompanhe!
Trata-se da coleta de dados da superfície terrestre por meio de tecnologia de sensores e satélites, sem que haja necessidade de contato direto com tal ambiente. Por meio do sensoriamento remoto, é possível observar aspectos geográficos e históricos relacionados à vegetação, topografia, biomassa, urbanização, entre outros.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil foi o terceiro país a utilizar satélites para o sensoriamento remoto da Terra, logo após Estados Unidos e Canadá.
Atualmente, houve um aumento na distribuição de imagens gratuitas para os estudos ambientais. O acesso a essas imagens, possibilita que empresas de diversos segmentos contem com essa facilidade para planejamento de ações estratégicas sobre seus negócios.
Os principais usos das tecnologias de sensoriamento remoto, com diferentes resoluções espaciais, temporais e radiométricas, podem ser usados para as mais diversas finalidades, destacando-se aquelas relacionadas ao gerenciamento de desastres naturais e da biodiversidade, previsão agrícola, urbanização, mudanças climáticas, geologia, oceanografia, entre outros.
Os principais produtos são dispostos em mapeamentos temáticos que podem abranger informações topográficas na área de recursos naturais, agricultura, vegetação, silvicultura, queimadas, desmatamento, proteção e conservação da natureza, uso do solo, monitoramento ambiental, áreas alagadas, estimativa de biomassa.
O sensoriamento remoto é a ferramenta mais eficiente, rápida e acessível aos diversos negócios que precisam monitorar grandes áreas. O uso dos produtos obtidos permite a análise e estruturação de ações gerenciais para o desenvolvimento de um negócio que o torne sustentável.
A Destra Ambiental trabalha sempre para que nossos clientes tenham as soluções ambientais mais eficazes, baseadas, sempre, nos princípios da sustentabilidade. Na área de sensoriamento remoto, contamos com profissionais capacitados e tecnologia de ponta para oferecer as melhores alternativas para as características individuais de cada projeto, dentre eles, a análise ambiental de empreendimentos.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Comentário
Nome *
E-mail *
Site
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.