O monitoramento da qualidade da água, por meio de diversos parâmetros, possibilita ações preventivas para melhor uso desse recurso natural.
A água é um recurso natural essencial para a manutenção da vida, porém, a má gestão desse patrimônio tem diminuído os estoques aproveitáveis para o consumo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável e pelo menos 2 bilhões não consegue água adequada para beber, lavar-se e cozinhar.
O cenário é preocupante e é responsabilidade do poder público e das empresas que usam esse recurso em suas atividades adotar medidas para garantir sua preservação. A implantação adequada do monitoramento da qualidade da água é uma ferramenta essencial para definição de estratégias ambientalmente corretas que garantam bons negócios ou resultados adequados.
A seguir um pouco mais de informações sobre o tema. Confira!
No Brasil, há indicadores que medem os níveis aceitáveis de qualidade da água para diferentes fins. De maneira geral, são levados em consideração parâmetros como: pH, oxigênio dissolvido, condutividade, turbidez e temperatura.
Também é muito importante observar aspectos meteorológicos, como: precipitação pluviométrica, período de estiagem, ventos, pressão atmosférica, temperatura do ar e radiação solar, fatores que têm grande importância na dinâmica da água.
Por meio de sistemas de monitoramento que utilizam modernas tecnologias de transmissão de dados, como satélites, internet e rádio, é possível coletar informações em tempo real para análise, que permitem acompanhar a qualidade da água em localidades distantes ou de difícil acesso e, assim, auxiliar na tomada de medidas, eventualmente, necessárias para sua manutenção.
Por meio da detecção das variações da qualidade da água ao longo do tempo, medidas estratégicas podem ser adotadas tanto pelo poder público, que tem o dever de preservar o meio ambiente e garantir as condições adequadas de acesso a esse recurso natural, quanto por empresas, que utilizam a água em grandes quantidades em seus processos produtivos.
Nesse contexto, a elaboração de um plano de monitoramento dos parâmetros da água e sua efetiva implementação são fundamentais para resguardar não só a qualidade desse recurso natural como também sua segura utilização, sem afetar a saúde pública e o meio ambiente.
A Destra Ambiental conta com profissionais altamente capacitados para o desenvolvimento desses planos de monitoramento de água, que sejam adequados e compatíveis aos objetivos dos empreendedores e órgãos públicos.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Comentário
Nome *
E-mail *
Site
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.